Ilha da Berlenga: linda praia e reserva ambiental a 2 horas de Lisboa

Sabe aqueles tesouros da natureza que ainda não foram totalmente descobertos por viajantes? A Ilha da Berlenga na costa portuguesa é um deles. A única ilha visitável do arquipélago de Berlengas fica a 10 km do Cabo Navoeiro, na região litorânea de Peniche, e faz parte de uma reserva ambiental. Com apenas 1,5 km de comprimento por 800 metros de largura, a ilhota é perfeita para tirar fotos tipo “National Geographic”, com lindas paisagens emolduradas por falésias, águas cristalinas e espécies ameaçadas de gaivotas que fazem seus ninhos por lá na metade do ano.

Forte no Cabo do Navoeiro

Mapa Ilha da Berlenga – jpeg fonte: http://www.icnf.pt

Quiosques para pegar a lancha para Berlengas
A melhor época para visita-la é no verão (de dezembro a março somente faroleiros e funcionários do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade são permitidos no local), quando o acampamento e os tickets ida-e-volta na lancha são mais disputados por visitantes que passam o dia ou o final de semana na ilha.

Centenas de gaivotas perto do Farol
Além de nadar e tomar sol (a melhor praia é a da chegada da lancha, a Praia do Carreiro do Mosteiro), há duas trilhas de mais ou menos 1km cada. A primeira sai do bairro dos pescadores e vai até o Farol de São João Baptista (terreno de subida, mas bem pavimentado e de média dificuldade) e a segunda dá uma pequena volta na ilha (terreno linear e fácil).

Olha essa paisagem!

Lindo, não?

Vista da Praia do Carreiro do Mosteiro
Depois de caminhar, vale alugar um caiaque ou fazer um passeio de barco ao redor de Berlenga, de onde é possível ver melhor suas grutas e formações rochosas (15 euros, agendado com a própria lancha que nos levou até a ilha). Pelo mar, também dá para admirar todos os ângulos do Forte São João Baptista. Também conhecido como Fortaleza Berlengas, a construção de 1660 aproveitou as pedras de um antigo monastério de 1513 para erguer suas paredes. Hoje, o lugar é um hostel rústico, uma das duas únicas hospedagens na ilha além do acampamento (há também uma pensão no bairro dos pescadores). Apesar da aparência Game of Thrones, o interior do forte está bem mal conservado e as instalações para os hóspedes são bem precárias. Mesmo assim, o trajeto até lá e sua edificação exterior são muito interessantes e valem a visita.

Forte S. João Baptista visto do barco

Formação rochosa “O Elefante”

Forte São João Batista visto da trilha

Bairro dos Pescadores
Para quem mergulha, agende também uma visita subaquática na ilha, já que Berlenga é considerada o melhor point de mergulho em Portugal! Como é sempre bom fazer uma cotação para o passeio antecipadamente, seguem algumas indicações de agências de mergulho: Acua Sub Oeste e Haliotis.

Farol São João Baptista
OUTRAS INFORMAÇÕES:
–O que levar para a Ilha da Berlenga: remédio contra enjoo para a lancha, filtro solar e chapéu, canga/toalha para ficar na praia, lanches e atividades (baralhos, jogos), caso resolva pernoitar na ilha. Para os que dormirão em Berlenga, é imprescindível levar lanterna (a energia elétrica é fornecida por um gerador e nem sempre fica ligada).
–Como chegar à Ilha da Berlenga:
- Usando transporte público: há ônibus da empresa Sete Rios que saem de Lisboa e em 1 hora e meia chegam à Peniche (horários e preços, cliquem aqui). De lá, é necessário pegar uma lancha até a ilha (preços e horários aqui). Mas se prepare! O trajeto de cerca de 30 minutos é muito batido, fazendo com que vários passageiros enjoem (3 pessoas na lancha vomitaram durante o percurso).
- De carro: O trajeto de carro de Lisboa até Peniche demora cerca de uma hora (direções com o google maps). Quer saber como é dirigir por Portugal? Leia as minhas dicas neste post.
-Hospedagens em Berlengas:
- Forte São João Baptista: é necessário fazer reservas em Peniche, na Associação Amigos da Berlega (o forte é uma fundação sem fins lucrativos). Ou ainda tentar contato através da página no Facebook ou pelo telefone +351 262 750 244.
- Para se hospedar na pensão no bairro dos pescadores, entre em contato com o Restaurante Mar e Sol.
- Camping em Berlenga: é necessário ligar para a Reserva Natural das Berlengas (+351 262 787 910) ou para o Posto de turismo de Peniche (+351 262 789 571). Quer saber como é acampar em um lugar tão remoto? Leia o relato de uma portuguesa aqui.
–Restaurantes na Ilha da Berlenga: Há dois lugares para comer na Ilha de Berlenga, o Restaurante Mar e Sol, e uma lanchonete simples dentro do Forte de São Baptista. Por isso é sempre bom levar lanches e bebidas de casa.
-Para mais informações sobre a ilha, acesse o site turístico local, o site do icnf e leia o pdf turístico explicativo sobre Berlenga.
Nossa esse lugar é mesmo incrível tive o prazer de visitar em 2014. Onde tem um lugar pra eu postar minha fotinha aí. Os pássaros que habitam a Ilha me fez lembrar Abrolhos na Bahia.
É lindo, né? ❤
Preciso fazer uma viagem especificamente só para Portugal para conhecer tantos lugares que vejo o pessoal indicando nos blogs. Adorei essa ilha!
É demais mesmo! ❤
Em breve irei visitar meu filho em Mirandela e com certeza irei conhecer, porque é lindo D+
É mesmo! Aproveite!