Lisboa: dois complexos culturais para almoçar e passear nos arredores da cidade

Mês passado fui a Portugal e descobri dois lugares bem legais para almoçar e passear nos arredores de Lisboa. São construções reformadas que abrigam restaurantes bacanas, lojas e opções culturais para você almoçar e curtir uma tarde sozinho, com amigos ou mesmo com a família.

CASA DA GUIA

Só a vista da Casa da Guia, majestosamente estabelecida em um palacete do século XIX no topo de uma falésia em Cascais, já seria razão suficiente para visita-la. O palacete, antiga casa de veraneio dos Condes de Alcáçovas, foi reformado para incluir boutiques, um complexo gastronômico e um belo jardim que tem até um farol.

casa

Casa da Guia vista de cima (foto: casadaguia.pt)

Na área externa estão uma floricultura, quiosques de roupas e bijuterias, além de alguns restaurantes com vista para o mar. Nós almoçamos no Prazeres da Carne, que tem uma varanda na ponta da falésia (disputadíssima, bom fazer reserva) e um salão coberto. Servem cortes de carne brasileiros como a picanha e também pratos contemporâneos. Eu pedi um magret de pato no vinho do porto que estava divino! (Pratos entre 16 e 19 euros). Para sobremesa, experimentamos os docinhos da pastelaria que fica logo na entrada do jardim da propriedade. O pastel de Belém com um expresso foram uma ótima pedida antes de explorar o restante da casa.

FullSizeRender (1)

Magret com vinho do porto. Delicioso!

IMG_1026

Vista da varanda Prazeres da Carne

IMG_1028

Vista da Casa da Guia

Dentro do palacete restaurado, há lojas de roupa, calçados e acessórios femininos, vestuário infantil, móveis e objetos de decoração, um antiquário, um spa, uma galeria de arte, uma loja de acessórios esportivos e uma agência de eventos onde você pode até programar sua festa na Casa da Guia. O interessante é que cada cômodo foi adaptado para receber um estabelecimento comercial, porém sem perder o charme da construção original. Um ótimo passeio para um dia de sol!

amarela guia

Casa Amarela onde estão várias lojinhas na Casa da Guia

LX FACTORY

A LX Factory também é resultado de um trabalho de restauração, dessa vez de uma antiga área industrial têxtil com 23.000 m2. Apesar da modernização do espaço que começou em 2005, o complexo cultural manteve o ar de ambiente industrial, misturando detalhes de design aos prédios “duros” de 1846, quando ali trabalhava a todo vapor a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense.

lx

Entrada LX Factory

IMG_1049

Detalhe do estacionamento da LX Factory. Há estacionamento dentro, mas é bem disputado.

Localizada em Alcântara, no caminho de quem volta à Lisboa depois de passear em Belém, a LX Factory tem diversas opções gastronômicas, lojinhas de souvenir/presentes, a livraria Ler Devagar, uma loja de cosméticos orgânicos, um estúdio de tatuagem, um cinema e diversos outros espaços que mantêm exposições e eventos dos mais diversos (veja a lista completa de estabelecimentos neste link). Vale dar uma olhadinha na agenda cultural aqui para aproveitar o máximo tudo o que o lugar oferece!

IMG_1057

Ruazinhas com resturantes na LX Factory

lx cantina

O lugar todo é lindo e cheio de arte!

IMG_1047

Livraria Ler Devagar

Quando bater a fome, não se preocupe, opção é o que não falta, tanto de lanches rápidos quanto de restaurantes renomados. Eu almocei no fabuloso 1.300 Taberna que tem uma decoração de cair o queixo. O ambiente harmoniza lustres de talheres, cadeiras coloridas, flores e mesas no estilo cafeteria de um jeito moderno e aconchegante. O menu não fica para trás. Cervejas artesanais, vinhos locais, pratos contemporâneos e deliciosos… O restaurante tem de tudo. Eu adorei o risoto que pedi! (Leia uma resenha completa de um comensal português aqui.) Agora, não importa onde você decida almoçar ou jantar, não deixe de passar na Landeau Chocolate para comer uma sobremesa. Sua missão: decidir se o bolo de chocolate vale mesmo o título conquistado de melhor bolo de chocolate de Lisboa. Eu, particularmente, achei que o doce deve estar pelo menos entre os top 10, mas para ter certeza teria que provar os concorrentes, incumbência que pretendo completar em minha próxima viagem à cidade. Rs.

IMG_1053

1300 Taverna

IMG_1055

Detalhes 1300 Taverna

IMG_1059

Landeau Chocolate

IMG_1060

Dentro da Landeau.

 

comments2

Anúncios

7 comentários em “Lisboa: dois complexos culturais para almoçar e passear nos arredores da cidade

  1. Um lugar aprazīvel , que proporciona uma visita inesqueçīvel !!

  2. Sou portuguesa, a morar em Portugal não em Lisboa.Conheço muito de Portugal alguma coisa de Lisboa mas não tanto como descreveu.
    Obrigada pela descrição de tudo e conselhos,para melhor conhecer a cidade que tanto adoro.

  3. Como identificar os free wildwalkerstours? estão identificados?

    • Olá, Paulina. Você se refere ao Free Walking Tours? Geralmente eles tem camisetas ou algum cartaz identificando, e há um grupo de pessoas esperando por perto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: