Eslovênia: conheça as vinícolas boutique e as praias charmosas do país

Quando comecei a escrever sobre a Eslovênia, prometi contar todos os segredos desse país maravilhoso e pouco explorado na Europa. Pois bem, vocês já ouviram falar sobre Liubliana, os Lagos Bled e Bohinj, Vintgar Gorge e o Castelo Predjama, que são os pontos turísticos mais famosos do país! Só que a sLOVEnia tem vários outros lugares fantásticos e pouco conhecidos, como a região de Brda, produtora de vinho, e Piran e Portoroz, cidades litorâneas ideais para passar uns dias de verão.

BRDA

Você sabia que a produção de vinho na Eslovênia existia antes mesmo dos romanos levarem a bebida para a França? A tradição viticultora no país é realmente histórica. Aliás, a vinha mais antiga do mundo está lá! Hoje, 75% da produção é de vinho branco, elaborado em mais de 28 mil vinícolas e consumido em sua maior parte pelos próprios eslovenos. Apesar de não sobrar muitas garrafas para a exportação, o legal é que eles sempre priorizam a qualidade em vez do volume, resultando em ótimas degustações para seu passeio!

três regiões produtoras de vinho no país: Primorska, no lado oeste do país (da qual Brda faz parte), Podravska (foco em espumantes e vinhos de sobremesa – lado leste) e Posavska, produtora do leve vinho tinto típico da região, o Cviček, também no lado leste.

Slovenia Wine Region Map - A

Mapa das regiões viticultoras eslovenas (fonte: http://www.thinkslovenia.com)

Conhecida como a “Toscana eslovena”, Brda é realmente especial, apresentando o maior rendimento em litros por hectare e a maior quantidade de vinhos premiados entre todas as áreas viticulturas mencionadas. Como o país é minúsculo, é possível fazer um passeio de um dia por lá (Brda fica a 1h e meia de carro da capital, Liubliana) ou aproveitar para relaxar e se hospedar em uma vinícola. Para os amantes de vinho como eu, recomendo fortemente a segunda opção!

vinicola-eslovena

Produção de Rebula, um vinho típico esloveno

Eu e uma amiga ficamos na Guest House Valentincic, que é administrada por uma família muito querida que se orgulha de produzir vinho há gerações. A casa principal, onde estão os quartos, possui uma adega aberta à visitação onde provamos três ótimos vinhos! Dá para visitar os vinhedos, colher uva na época da fruta e se deliciar com o fantástico café-da-manhã preparado com produtos locais e fresquinhos. Comemos até dar câimbra e valeu a pena! Hehehe. (Leia mais sobre os vinhos dessa boutique winery aqui). Como Brda fica a minutos da Itália, você pode dar uma esticadinha até o país vizinho, caso o destino esteja nos seus planos.

IMG_0020

A Vinícola Valentincic na região de Brda

IMG_5747

Café da manhã na Guest House Valentincic

desgustacao-vinho-eslovenia

Eu e a Ju degustando vinhos com os queridíssimos donos da Vinícola Valentincic. A hospitalidade eslovena é demais!

PIRAN e PORTOROZ

Com apenas 46,6 km de extensão, a costa eslovena é realmente pequenina. Mesmo assim, não deixe de passar por lá! Coroado com lindas cidadezinhas históricas, ótimos pratos com frutos-do-mar (a lula estava espetacular) e praias de pedrinha limpíssimas, o litoral é uma delícia durante o verão.

Piran, a cidade mais conhecida, é um cartão postal difícil de esquecer, com prédios históricos à beira-mar e uma linda praça medieval. Caso você vá para lá de carro, é necessário estacionar antes de entrar na cidade, já que as ruas são minúsculas e só moradores podem passar mais de uma hora com o carango por suas ruelas. (Há um estacionamento nas mediações da cidade que cobra 8 euros pela diária). A faixa de “areia” (na verdade pedrinhas) tem só alguns metros aqui, mas isso não inibe os moradores que passam as tardes na praia com a família.

centro-historico-piran

Centro histórico de Piran

praia-piran-eslovenia

Faixa de “areia” em Piran

Para cair no mar, o melhor é caminhar até Portoroz (aproximadamente 15 minutos), onde você encontrará alguns restaurantes a metros da praia e um hotel com “day use” onde você paga 15 euros para passar o dia, com direito à cadeira e guarda-sol e uso dos chuveiros e outras instalações. Passei somente um dia entre Piran e Portoroz, mas fiquei com vontade de voltar e explorar melhor a costa! Também ficou atiçado? Leia mais mais sobre outras cidades costeiras na Eslovênia aqui (em inglês).

praia-portoroz-eslovenia

Praia em Portoroz.

prato-lula-portoroz

Delicioso prato com lula em restaurante de Portoroz (por 10 euros!)

 

comments2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: