Viagens a partir da capital da Eslovênia: lagos Bled e Bohinj, Vintgar Gorge e Castelo Predjama

Eu já contei aqui que a Eslovênia é um lugar maravilhoso, com o agito e passeios históricos na capital Liubliana e a natureza exuberante do interior do país. O jeito mais legal de conhecer esse destino é alugando um carro, assim dá para ir parando quantas vezes você quiser para admirar as paisagens embasbacantes encontradas pelo caminho. Caso você não tenha tempo de fazer um road trip, não se preocupe. Cada um dos lugares abaixo pode ser conhecido em viagens bate-e-volta a partir de Liubliana.

Lago Bled e Lago Bohinj

Os lagos ficam praticamente um do lado do outro. São lugares idílicos, onde os europeus passam parte do verão e até do inverno.

Lago Bohnij com água super limpa para banho e esportes

Lago Bohinj com água super limpa para banho e esportes

Vista lago Bohnij

Vista lago Bohinj

Bled parece cenário de conto-de-fadas! O lago é abraçado por montanhas verdes, onde no topo há até um castelo medieval com uma explicação sobre a hitória do lugar, que data da Idade da Pedra, e uma daquelas vistas espetaculares (15 minutos de subida e ingresso por 9 euros). No meio do lago há também uma ilhota com uma igrejinha, só para deixar o lugar ainda mais parecido com algum filme da Disney. Dá para alugar uma bike e contornar todo o lago (6 euros), ou ainda pagar para usar o clube público na base do castelo (diária de 6 euros) que tem piscinas naturais, lugar para comer e brinquedos para a criançada. Não saia de lá sem experimentar uma das sobremesas típicas da Eslovênia, a Blejska Kremna Rezina, feita de creme com uma base mais crocante e beeeem suave e gostosa.

O castelo e a igreja de Bled

O castelo e a igreja de Bled

No lago há um coração vazado onde as pessoas batem fotos de si mesmas... Eu estava muito apaixoanda pelo Castelo. ;-)

No lago há um coração vazado onde as pessoas batem fotos de si mesmas… Eu estava muito apaixoanda pelo Castelo. 😉

Se você for pernoitar pela região, escolha ficar em Bohinj, que é mais tranquila e tem hospedagens mais baratas. Assim como em Bled, a água em Bohinj é limpa e você pode nadar, fazer caiaque e outros esportes no lago.

Para mais informações sobre o que fazer em Bled acesse o site oficial da cidade aqui. O castelo de Bled está aberto para visitação de 8h às 18h de novembro a março e de 8h às 20h de abril a outubro.

O castelo lá no alto do morro no lago de Bled

O castelo lá no alto do morro no lago de Bled

A vista do café que fica dentro do castelo de Bled

A vista do café que fica dentro do castelo de Bled

Vendo os banhistas minúsculos lá de cima

Vendo os banhistas minúsculos lá de cima

Igrejinha no lago de Bled. Era considerado sorte para os noivos que subiam os degraus e tocavam o sino da igreja

Igrejinha no lago de Bled. Era considerado sorte para os noivos que subiam os degraus e tocavam o sino da igreja

Casamento no castelo do lago de Bled

Casamento no castelo do lago de Bled

-Sugestão de hospedagem em Bohinj: Nos ficamos nos apartamentos Sobe Ćuskić. O lugar é uma gracinha, com free wifi, garagem gratuita e uma vista lindíssima. Só não tem café da manhã, mas as suítes são amplas, com varandinha e um bom banheiro.

Chalés hospedagem no lago Bohnij

Chalés hospedagem no lago Bohinj

Vista do nosso chalé em Bohinj

Vista do nosso chalé em Bohinj

-Como chegar à Bled sem carro: Há ônibus que saem da estação central de Liubliana e também uma van que sai do aeroporto e vai direto para lá por 13 euros (só sair do aeroporto e atravessar a rua. Se estiver em um hotel em Bled, a van te deixa na porta).

Vintar Gorge

Vintgar Gorge fica a 3,5 km de Bled, na vila de Podhom. O desfiladeiro foi preparado para receber visitantes há um século, e mesmo assim está bem conservado. O trajeto em madeira margeia o cristalino rio Radovna, que às vezes tem tom de esmeralda, às vezes de safira. A trilha vai serpenteando pelas muralhas de pedra até chegar à maior queda d’água da Eslovênia, a cachoeira Šum.

A trilha de madeira de Vintgar Gorge

A trilha de madeira de Vintgar Gorge

Olha a cor da água!

Olha a cor da água!

O percurso ida e volta até a cachoeira demora mais ou menos 1 hora e para entrar é necessário desembolsar 4 euros. Na entrada do parque está o Restaurante Vintgar onde dá para estacionar e comer algo antes da sua próxima parada. Eu comi um prato com lula grelhada que estava um delícia! Para os que gostam de trilhas, dá para ir andando de Bled até Vintgar Gorge, o que leva mais ou menos uma hora.

Olha as paisagens do meio do caminho...

Olha as paisagens do meio do caminho…

Castelo Predjama

Um dos ícones do país, o Predjama Grad fica em cima dentro de uma caverna a 127 metros de altura. Mencionado pela primeira vez em 1274, a construção usou o elaborado sistema de cavernas naturais para fornecer água para seus habitantes, além e fornecedor fontes interessantes de fuga.

O local também foi palco de uma batalha heroica no século XV, quando o cavaleiro Erazem Lueger o defendeu do imperador romano Frederico III. A história dessa batalha e todos os detalhes da construção e vida no castelo incluindo móveis, armas e uma Pietá de 1420 podem ser conhecidas visitando seu interior. Apesar de alguns turistas falarem que não vale a pena, eu acho a visita super necessária. De que vale passar somente um minuto no local para bater selfies sem saber sua história e seu valor? A entrada para o Predjama fica em euros e inclui um áudio guia. Porém, você também escolher comprar os combos para as outras atrações próximas, como a famosa caverna Postjona, o que barateia o ingresso.

Caso você não esteja com um carro alugado, dá para ir até o castelo e a caverna com transporte público. Há maiores informações em inglês sobre o percurso neste site.

O Castelo Prejdama (ou Predjama Grad) dentro de uma caverna.

O Castelo Prejdama (ou Predjama Grad) dentro de uma caverna.

Detalhe da janela do castelo

Detalhe da janela do castelo

Dentro de uma das cavernas de fuga do Castelo Predjama

Dentro de uma das cavernas de fuga do Castelo Predjama

-Outras informações sobre a Eslovênia: O site oficial da Eslovênia tem mais informações sobre essas e outras atrações do país. Vale visitar aqui.

-Sugestão de viagem de carro pela Eslovênia: Escrevi um pouco sobre o trajeto e o aluguel de carros no país neste post.

comments2

Anúncios

Um comentário em “Viagens a partir da capital da Eslovênia: lagos Bled e Bohinj, Vintgar Gorge e Castelo Predjama

  1. Pingback: Lago Bohinj – Eslovenia – 999 Paradises

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: