Uma semana na Eslovênia: a jóia pouco conhecida da Europa

Viajar pela Eslovênia me fez ter certeza que alguns destinos são mantidos em segredo por viajantes que querem preservar o mistério e a beleza de certos lugares. A Eslovênia com certeza é um deles. Mas como eu acredito que as boas coisas do mundo devem ser compartilhadas, vou quebrar o voto de silêncio e contar todos os segredos deste país encantador aqui. 😉

Não é à toa que muita gente chama o país de sLOVEnia. Liubliana, a capital, é charmosa, organizada e agitada, com centenas de restaurantes e eventos, como o festival de música que acontece no verão. O interior tem paisagens belíssimas e abriga jóias como o lago Bled, um dos lugares mais conto-de-fadas do planeta. No inverno, as montanhas oferecem resorts para esquiar e chalés românticos para casais. Já no verão, há vários lugares para fazer rafting e trilhas, enquanto Piran e Portoroz viram refúgios de veranistas que passam o dia nas praias de pedrinhas, passeando pelo centro histórico colorido de Piran, para depois almoçar um prato farto com frutos-do-mar. Ah! E para amantes de vinho a região produtora de Brda oferece tours com degustação e hospedagem em vinícolas boutique. Resumindo, o país oferece atrativos para todo tipo de viajante e o melhor, com um dos menores preços da Europa! É ou não é um lugar fantástico para conhecer?

A Eslovênia é um país pequenino, com pouco mais de 20 mil km2 (menos da metade do estado do RJ!). Por causa das distâncias curtas e ótimas estradas, a melhor maneira de conhecê-la é alugando um carro. Eu e a Ju, minha companheira nesta viagem, fechamos um ótimo negócio com a Hertz que fica no centro de Liubliana, mas você pode fazer uma pesquisa mais completa nessas empresas aqui.

Abaixo está o roteiro de cinco dias que fizemos, porém, baseado nas experiências no país, ficar de 7 a 10 dias garante uma viagem mais relax, com tempo para aproveitar cada cantinho com calma!

ROTEIRO DE 5 DIAS (mapa abaixo):

Liubliana – 1ª. noite => (1h e 40 min até) Bled (passar o dia em Bled e dormir em Bohinj na 2ª. noite, mais barato e somente a 12 min de Bled) => passear em Bohinj pela manhã e ir para Vintgar Gorge (35 min de Bohinj) para almoçar e passar a tarde lá => ir para Kobarid (1h e 52 min de Vintgar Gorge), passando por Kranjska Gora e pelo Vale Soca e dormir em Kobarid na 3ª. noite => Sair depois do almoço e ir para Nova Gorica (a 52 min de Kobarid) e dormir em Brda na 4ª. Noite => ir para Piran (1h e 14 min de N. Gorica) passando por Trieste (na Itália, mas já foi da Eslovênia) e dormir em Piran ou em Portoroz na 5ª. Noite => voltar para Ljubljana (1h e 23 min de Piran) passando pelo Castelo Prejamski.

Para um roteiro de 10 dias, eu sugiro ficar 3 noites em Liubliana, 2 noites em Bled/Bohinj, 2 noites em Kobarid, 1 noite em Brda, 2 noites em Piran.

onde-fica-liubliana

Onde fica a Eslovênia? Pertinho da Itália, da Áustria e da Croácia!

roteiro-ideal-carro-eslovenia

Um roteiro ideal pela Eslovênia

Mas o que tem para fazer nesses lugares? Logo escreverei um detalhamento da viagem por cada cidade, mas por enquanto segue um overview de cada destino:

Liubliana 

A capital da Eslovênia é vibrante, com muitos estudantes, bares e restaurantes, rica história, lojas e gente caminhando por todo lado até tarde da noite. Saiba mais sobre essa cidade encantadora neste post.

A fofa Liubliana

A fofa Liubliana

Bled/Bohnij

Pertinho de Liubliana ficam os lagos Bled e Bohnij. A paisagem é espetacular e você consegue andar de bicicleta, nadar no lago, alugar um barquinho etc.

O lago Bled visto de cima do castelo da cidade

O lago Bled visto de cima do castelo da cidade

Lago Bohnij, lindo e ótimo para nadar

Lago Bohnij, lindo e ótimo para nadar

Vintgar Gorge

Lugar maravilhoso para caminhar, com uma trilha em madeira que acompanha um rio entre montanhas.

Trilha linda que termina em uma cachoeira

Trilha linda que termina em uma cachoeira

Kobarid

Cidade na base de uma montanha, onde muita gente faz rafting e trilhas. Para chegar até lá você passa por paisagens espetaculares.

A charmosa Kobarid

A charmosa Kobarid

Nova Goric/Brda

Região viticultora da Eslovênia, onde dá para degustar deliciosos vinhos e se hospedar em uma vinícola.

Brda, uma das regiões produtoras de vinho da Eslovênia

Brda, uma das regiões produtoras de vinho da Eslovênia

Piran

Ponto central da minúscula costa eslovena. A cidade é pequena, histórica e colorida e as praias são estreitas, limpas e de pedrinhas.

Piran, cidade costeira eslovena

Piran, cidade costeira eslovena

Castelo Prejmaski

Um dos ícones do país, o castelo encrustado em uma caverna possui uma arquitetura única que acompanha uma história igualmente singular.

Lindo e interessantíssimo castelo Predjama

Lindo e interessantíssimo castelo Predjama

comments2

Anúncios

10 comentários em “Uma semana na Eslovênia: a jóia pouco conhecida da Europa

  1. Eslovênia já tá na minha lista a algum tempo, vou aguardar os próximos post. Lindas fotos. Bjos

  2. Pingback: Viagens bate-e-volta a partir da capital da Eslovênia: lagos Bled e Bohinj, Vintgar Gorge e Castelo Predjama | Giros Por Aí

  3. Faz tempo desejo visitar a Eslovênia, com certeza as dicas irão me ajudar. Em que período do ano foi lá?

  4. Oi, Leticia! Tudo bem? Estou planejando uma viagem para Ljubljana e encontrei suas dicas! Aliás, parabéns pelos posts, são muito gostosos de ler! Estou pensando em alugar um carro lá, já que parece a melhor opção pra conhecer atrações como os lagos Bled e Bohnij. mas estou com uma dúvida: vocês chegaram a pernoitar em Ljubljana já depois de terem alugado o carro? Onde seria possível deixar o carro enquanto se está na cidade (pelo que vi, o acesso de carros é restrito no centro histórico)? Será que você conseguiria me ajudar? Muito obrigada! Beijos

    • Oi, Andréia! Pernoitamos em Ljubljana sem alugar o carro, alugamos o carro no dia em que partimos. Realmente é muito complicado estacionar no centro e você ainda gastará um dinheirão. Fora que não usará o carro. Para ir do aeroporto ao centro, a melhor maneira é pegando uma van que oferece esse serviço do lado de fora do aeroporto. O aeroporto é tão pequenino, que não tem erro. De lá à porta do seu hotel no centro custa somente 9 euros. Depois, você pode fazer uma pesquisa online nesses sites e marcar de pegar seu carro somente no dia a partida: http://www.ljubljana.info/car-rental/ Nós pegamos o carro na Hertz que fica pertinho do centro, fomos andando sem problemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: