O Chile não é só vinho: 2 cervejarias artesanais para conhecer no país

Chile será sinônimo de vinho para sempre – dificilmente algo mudará isso. Porém nossos hermanos não ficaram de fora do renascimento global da cerveja artesanal, e já começaram a aparecer excelentes cervejarias por lá! Dificilmente o país será um destino de viagens cervejeiras, mas deixar de experimentar algumas delas é um verdadeiro crime! Hoje o post é sobre algumas cervejas chilenas que valem o seu precioso tempo!

Para que você possa se situar, duas marcas dominam boa parte do mercado chileno: Cristal e Escudo. Guarde bem esses nomes para que você fugir quando se deparar com essas cervejas! As duas marcas oferecem produtos muito similares à Skol e à Brahma, e você não vai até lá para bebê-las, né?! Além disso, você encontrará cervejas que também estão aqui no Brasil, como Heineken, Budweiser, Stella Artois e Quilmes… Mas segure a onda e deixe-as para seu churrasco de fim de semana.

Cervejas Cristal e Escudo: fuja se você quer tomar uma cerveja especial. (foto: chiletourblog)

Cervejas Cristal e Escudo: fuja se você quer tomar uma cerveja especial. (foto: chiletourblog)

A minha cervejaria chilena favorita chama-se Kross! Comandada por um alemão, a Kross oferece cervejas de altíssima qualidade produzidas sob critérios extremamente rigorosos de qualidade (característica típica da escola alemã). Mas a cervejaria também apresenta produtos muito inovadores como a Kross 5, uma Strong Ale feita com 6 lúpulos e maturada em barril de carvalho. A Cervejaria Kross possui uma excelente rede de distribuição, o que facilita encontrar seu chopp por Santiago, ótima notícia para o turista que quer experimentá-la. Outras variações que recomendo são: a Pale Ale e a série experimental Lúpulos (estilo ESB – Extra Special Bitter). Dificilmente você deixará de topar com alguma Kross na capital chilena! Ah, e se você ficar realmente interessado nesta cerveja de primeira, dá para visitá-la! A sede fica a menos de 30 min de Santiago! (Mais informações aqui).

Outra cervejaria interessante é a Kuntsamann. Mesmo sendo do sul do Chile, sua distribuição é excelente e seus produtos são facilmente encontrados na capital. Outro ponto positivo é o preço: em geral as cervejas da Kuntsmann não são muito mais caras que as cervejas de massa como a Cristal. Seu rótulo de maior destaque é a Torobayo, uma American Pale Ale de 5% de teor alcoólico, bem equilibrada e fácil de beber. A Kuntsmann tem o perfil alemão, porém, como a cervejaria é mais tradicional, não há tantos produtos inovadores como na Kross. Outra coisa legal é que todo final de janeiro eles organizam um festival da cerveja em sua cidade natal, Valdivia. O evento é considerado uma Oktoberfest chilena fora de época! (Mais informações sobre o festival aqui e aqui).

foto: O contador de cervejas

foto: O contador de cervejas

Como o mercado de cervejas artesanais é extremamente dinâmico, existem diversas outras cervejarias que acabam se destacando no Chile. No entanto, acaba sendo difícil listar todas, pois surgem novidades o tempo todo! Para quem quer comprar alguns rótulos, a rede de supermercados Jumbo tem uma boa oferta de cervejas artesanais locais, e vale a pena explorá-la.

O Chile é um país muito procurado para quem gosta de beber e comer bem. É muito interessante saber que o mercado cervejeiro ainda está crescendo por lá, facilitando a vida do turista que busca excelentes produtos por preços justos.

Com isso encerra-se a parte temática do Chile!

Vamos falar de Uruguai nos próximos posts?!

bruno

comments2

Anúncios

4 comentários em “O Chile não é só vinho: 2 cervejarias artesanais para conhecer no país

  1. Já sabia que temos um vizinho cheio de sabores. Mas não sabia das cervejas artesanais, que gosto muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: