5 lugares surpreendentes para conhecer no Brasil

Todo mundo sabe que o Brasil está cheio de paisagens fantásticas para conhecer. Algumas são bem populares e ficam lotadas de turistas, outras ainda não são tão conhecidas pela maioria dos brasileiros. Das belezas nacionais que já visitei, essas fazem parte da lista dos meus top 5 lugares surpreendentes para conhecer no Brasil:

1- Abismo Anhumas – Bonito, MS

O Abismo Anhumas é um dos lugares mais impressionantes em que já estive! O abismo é uma caverna subterrânea – acessível somente através de um rapel de 72 metros por uma fenda na rocha – que presenteia os aventureiros com formações de outro mundo em seu interior: estalactites e estalagmites enormes, além de um lago de mais de 80 metros de profundidade habitado por verdadeiras florestas de pedra submersas, que você pode explorar de scuba, ou, caso não tenha credenciamento de mergulho, de snorkel.

Para poder fazer o rapel, é necessário um rápido treinamento no dia interior que serve para detectar pessoas com problemas de saúde e para testar quem consegue voltar do abismo. Sim, o pior não será a descida em rapel por 72 metros, mas puxar o próprio corpo corda acima. Eu e minha irmã fizemos o percurso de volta em apenas 15 minutos, mas os outros integrantes do nosso grupo levaram até 40 min.

Lá embaixo, a adrenalina continua. Com uma roupa de neoprene comprida, é hora de congelar na água… E também de se espantar com os cones submersos, alguns de mais de 10 metros (o maior do Brasil, com 19 m se encontra ali), formados há milhões de anos. O desafio do acesso restrito, a incrível beleza do lugar e a aula de geografia dos guias são imperdíveis. Faça chuva ou sol, não saia de Bonito sem visitar o abismo de Anhumas. Com certeza a aventura irá cansar seu corpo por um dia ou dois, mas a memória agradecerá por poder guardar para sempre essa experiência única.

Bonito tem muitas atrações maravilhosas! Para saber mais, leia o post inteiro aqui.

Passeando de bote pelo abismo. Foto: Terereturismo

Passeando de bote pelo abismo. Foto: Terereturismo

Dir.: mergulhando no abismo (foto: brasilmergulho.com.br). Esq.: Estalagmite conhecida como “guardião”

Esq.: Estalagmite conhecida como “Guardião”. Dir.: mergulhando no abismo (foto: brasilmergulho.com.br).

Os 72 metros de rapel também rendem lindas vistas (e adrenalina, claro!). Foto: Agência Sucuri

Os 72 metros de rapel também rendem lindas vistas (e adrenalina, claro!). Foto: Agência Sucuri

2-Forte do Boldró – Fernando de Noronha, PE

As poucas ruínas do forte pernambucano de 1.757 construído em formato de polígono trapezoidal com três baterias estão no Forte São Pedro do Boldró, hoje o point mais disputado para ver o pôr do sol em Fernando de Noronha. A vista é estonteante! Compre uma cerveja na tenda do forte, ou uma tapioca em um dos ambulantes da área, e aconchegue-se na grama sem pressa, pois o lindo espetáculo da natureza pede para ser apreciado com calma. Fique com a máquina a postos para captar os milhares de tons alaranjados do céu contra a prata líquida do mar. Uma paisagem divina, com certeza!

Para saber mais sobre as atrações de Fernando de Noronha, leia o post inteiro aqui.

Começo do por do sol no Forte do Boldró

Começo do por do sol no Forte do Boldró

Ficando mais alaranjado...

Ficando mais alaranjado…

Paisagem espetacular em Fernando de Noronha!

Paisagem espetacular em Fernando de Noronha!

3-Vale da Lua – Alto Paraíso, GO

Localizado na Serra da Boa Vista, o Vale da Lua é um conjunto de formações rochosas escavado pelas águas do Rio São Miguel. O nome vem da aparência lunar das pedras que também abrigam piscinas naturais e pequenas cascatas. Parece inofensivo, mas é um dos lugares com maior índice de acidentes da Chapada dos Veadeiros. A paisagem é realmente de outro mundo! Para entrar, é preciso desembolsar R$ 15,00 no começo da trilha considerada de grau médio, com cerca de 600 m. Não estranhe as placas proibindo tomar banho nu, pois o naturismo é bastante praticado na região. Para chegar até os “portões” a partir de Alto Paraíso, são 30 km de asfalto e 5 km de estrada de terra.

Para conhecer outras atrações da Chapada, leia o post inteiro aqui.

Paisagem lunar no Vale da Lua em Goiás

Paisagem lunar no Vale da Lua em Goiás

Lugar mágico

Lugar mágico

Piscinas naturais do Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

Piscinas naturais do Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

4- Cascatas dos Couros – Alto Paraíso, GO

Este tem se tornado um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas que visitam a Chapada dos Veadeiros! É fácil entender o porquê… As cachoeiras do Rio dos Couros são grandiosas, formando longas quedas entre cânions e piscinas rasas onde é possível relaxar. Há opções para todos os gostos: plataformas de pulo com mais de 10 metros, banheiras naturais, hidromassagem e aquela vista cênica maravilhosa. Apesar de ficar em um local público, um assentamento do MST localizado nos arredores fecha o único acesso até esta beleza natural, cobrando R$ 5/pessoa de entrada. Infelizmente, não há o que fazer, pois eles fecham a estrada com uma corrente resguardada por um grupo grande e intimidador. Mesmo assim, não deixe de conhecer. Esse foi o passeio mais grandioso que fiz em Goiás!

Para conhecer outras atrações da Chapada, leia o post inteiro aqui.

Cascata dos Couros

Cascata dos Couros

Piscinas dos Couros

Piscinas dos Couros

5-Saco do Céu – Angra dos Reis, RJ

Com acesso somente de barco, o Saco do Céu na Ilha Grande é a praia com o mar mais tranquilo de Angra, ideal para atracar à noite, ou para praticar ski aquático e jet-ski durante o dia. O lugar é um santuário ecológico cercado por manguezais, resultando em uma vida marinha rica em biodiversidade. Em noites de céu limpo, é muito comum ver os tripulantes deitados na proa do barco para admirar o céu estrelado e seu reflexo no mar que, de tão calmo, lembra um lago. O reflexo nas águas ficou tão famoso, que deu nome à praia. As fotos das estrelas, do nascer do sol e das nuvens refletidas na água ficam maravilhosas!

Ali também fica o Restaurante Coqueiro Verde, o único da praia. Para chegar é só passar um rádio para o restaurante que botes especiais te buscam em sua embarcação.

Quer fazer uma viagem de barco por Angra? Se inspire com o texto sobre a viagem aqui.

Nascer do sol no Saco do Céu. Bati essa foto em outra viagem de barco que fiz por lá.

Nascer do sol no Saco do Céu. Bati essa foto em uma viagem de barco que fiz por lá.

Baía do Saco do Céu, cercada de natureza! (foto: magnaaqua.com.br)

Baía do Saco do Céu, cercada de natureza! (foto: magnaaqua.com.br)

Por do sol no Saco do Céu (foto: blog Memórias Vivas).

Por do sol no Saco do Céu (foto: blog Memórias Vivas).

 

comments2

Anúncios

2 comentários em “5 lugares surpreendentes para conhecer no Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: