5 Lugares para Comer Bem por menos de 10 euros na Europa

Não conheço ninguém que não goste de ir para a Europa. Países cheios de cultura, história, boa comida, baladas, todos a algumas horinhas de trem! O único problema é o dindin. Afinal, a gente gasta em euro, mas ganha em real, né? Então aqui vão 5 lugares para você comer bem na Europa gastando menos de 10 euros.
1- Madrid/Espanha – Museo del Jamon (Endereço: Calle Gran Via, 72)
Tem mais de 200 diferentes tipos de embutidos, a maioria exposta nas paredes do estabelecimento. Além das peças de presunto de várias cidades espanholas e produtos típicos de delicatessen à venda, o lugar também funciona como restaurante oferecendo sanduíches e outras opções de pratos! Eu comi um sanduba com presunto de parma delicioso por um euro!!!
2- Cordoba/Espanha – El Sótano (Endereço: Plaza de La Corredera, 1.)
Especializado em tapas, o restaurante El Sótano fica na belíssima Plaza de La Corredera, onde os espanhóis vão tomar sol e jogar conversa fora. Você pode escolher entre vários mini-pratos por mais ou menos 8 euros ou optar por um dos deliciosos sanduíches por cerca de 4 euros, enquanto aprecia a linda arquitetura ao redor.
3- Avignon/França – Bistrot Ginette & Marcel (Endereço: 25 place des Corps Saints)
Um dos lugares mais fofos que fui na Europa! O bistrô tem uma decoração retrô, com baleiros antigos, um falso fogão à lenha e objetos dos anos 50. A comida é simples, focando em sanduíches e vinhos típicos da região, entradas e sobremesas, mas o preparo é feito com devoção. Eu pedi um Tartine à la Tome de Savoie (um sanduíche de presunto, tomates e queijo francês) que acompanhava uma salada de nozes com mostarda dijon, tudo por 10 euros. Depois de terminar o prato principal, ainda experimentei a Le Temps des Cerises, um doce com chocolate, biscoito e cereja em conserva que custava 3,80.
4- Amsterdam/Holanda – Spang Makandra (Endereço: Gerard Doustraat, 39. No bairro “De Pijp”)
Antes de ir para Holanda, assisti um programa do Anthony Bourdain onde ele recomendava provar a culinária surinamesa do restaurante Warung Spang Makandra em Amsterdam. Oi, culinária daonde? Sim, como ex-colônia holandesa, a cultura do Suriname, principalmente sua cozinha rica em sabores afro-caribenhos, continua fazendo parte da vida dos holandeses, mesmo após a independência do país em 1975. Além de barata (o prato mais caro custa 10 euros), a comida estava deliciosa, preparada daquele jeito caseiro que faz toda diferença.
5- Freiburg/Alemanha – Markthalle (Endereço: Kaiser-Joseph Str., 233)
O Markthalle é um mercado fechado, localizado em uma espécie de mini-shopping em formato de corredor. Pode parecer estranho, mas é um achado gastronômico dentro da cidade. Você entra pela porta principal e logo se dá conta que o lugar se estende por uma via comprida. Os primeiros itens à venda são realmente produtos de mercado: frutas e verduras fresquinhas. Mas é só passar o primeiro vendedor que você verá inúmeras tendinhas enfileiradas de comida internacional. Tem de tudo! Cozinha alemã, japonesa, árabe, persa, italiana, praticamente o que você desejar por um precinho mochileiro. Como eu estava louca por um peixe, pedi um prato feito na hora que levava batata e legumes por 6 euros. Muito bom, né?