O que fazer em uma conexão longa no aeroporto de Zurich, Suíça

Promoção de passagem internacional é sempre cheia de conexões medonhas. A minha não era diferente. Saí de Amsterdam às 9:50, pousando em Zurich pouco depois das onze, para esperar meu voo para casa que só sairia às 22:40! Por mais que o aeroporto da capital suíça tenha ganhado o título de um dos melhores do mundo, 10 horas de espera é para deixar qualquer um maluco! Então, resolvi aceitar o limão da vida e conhecer a cidade, já que quando visitei o país, só passei por Lucerna, cidade de conto de fadas.

Ir até o centro histórico foi bem fácil. Como já tinha despachado minha mala, deixei a mochila em uma armário com chave (6 Francs por 24 horas, no Visitor Services, perto da saída) e comprei uma passe de atrações e transporte público por 24 francs na maquininha do lado de fora do aeroporto (aceita inclusive cartão de crédito). O cartão dura 24 horas e vale para trams, ônibus, barcos e metrô e ainda oferece descontos para algumas lojas e entrada gratuita para museus, como o Kunsthaus, o maior da cidade, com obras de arte datando desde a idade média. Como só a passagem de trem ficaria em 14 francs, o Zurich Pass é um bom negócio. Com o passe em mãos, você pode pegar o trem que sai a cada 10 minutos do aeroporto e leva o mesmo tempo para chegar ao centro histórico (o tram número 10 também vai até a estação central, mas demora 30 minutos).

O ponto final será a estação central. De lá é só atravessar uma das pontes que cruzam o Rio Limmat e seguir para a rua de pedestres paralela à marginal do rio, a Niederdorfstrasse. Cheia de pequenos restaurantes e lojinhas, a charmosa viela dá em uma das belas igrejas da cidade, a Grossmunster. Os outros pontos turísticos principais, a igreja Fraumunster (com seus famosos vitrais coloridos) e a rua de compras (para ricos) Bahnhofstrasse também ficam por perto e são facílimos de achar com o mapa fornecido no balcão de informações do aeroporto.

Image

Andando pela cidade antiga

Image

Tinha uma vaca no meio da janela, no meio da janela tinha uma vaca

Outra opção se você tem pelo menos seis horas para gastar na cidade, é fazer um dos tours da Zurich Tourism, que oferece passeios informativos pelo centro antigo e outros mais inusitados, como uma visita à fábrica de chocolates Lindt. Eu acabei voltando para o aeroporto, pois vi que eles tinham uma Resting Area paga, um desses quartos exprimidos que dão somente para dormir, que era a única coisa que eu queria fazer mesmo. Imagina, então, minha felicidade quando descobri que o local dos meus sonhos ficava em um terminal ao qual eu não tinha acesso!

Com a decepção, fiquei vagando pelos mil estabelecimentos do aeroporto, que tem vários restaurantes legais, lojas (muitas da Lindt e outros chocolates) e até uma academia! Academia? Que ideia idiota! O povo já está exercitando a paciência e os músculos ao puxar malas por horas a fio e os caras constroem uma gym em vez de colocar outro ponto de descanso no aeroporto! Logo vocês, suíços, que se julgam tão inteligentes… Tsc tsc.

Enfim, o que parecia interminável, chegou ao fim. Zumbi Letícia embarcou seus pedaços no avião para o Brasil, depois de uma semana de muita aventura na Europa. O cansaço valeu à pena? Bom, volte e releia meus textos. Você encontrará a resposta lá, perdida entre uma foto sorridente e outra.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES:

  • Moeda: Para conseguir sair do aeroporto, você terá que trocar algum dinheiro para Swiss Francs, então é bom guardar um pouco de euro da viagem. Quase na saída, há uma GWK Travelex, que faz o câmbio, mas se prepare, pois Zurich é uma das cidades mais caras do mundo.
  • Internet: O aeroporto só fornece uma hora gratuita de internet, o que é mais uma razão para você conhecer Zurich. Praticamente todas as lojinhas da cidade têm free wifi.
  • Mais Dicas: Esse artigo da CNN dá dicas fantásticas do que fazer com pouco tempo em Zurich.

 

comments2

Anúncios

14 comentários em “O que fazer em uma conexão longa no aeroporto de Zurich, Suíça

  1. Adorei o post, farei uma conexão de 17 horas em Zurich, ninguém merece!!!

  2. Estive em Zurich nesse sábado e aproveitei suas dicas conhecer a cidade. Gostaria de complementar seu post e te informar que o restaurante do Hotel Adler, que tem a vaquinha na janela, tem um fondue maravilhoso. Com certeza absoluta foi o melhor que comi até hoje. Um fondue e 1 água para 2 pessoas custou 78 swiss francs. É caro, mas imperdivel!

  3. tenho uma conexao para xangai de 6:50 hrs da pra conhecer alguns pontos
    turisticos ao redor do aeroporto,tenho medo de perder a conexao

  4. O aeroporto de Zurique é tranquilo na setor de imigração ?E gostaria de saber se é distante o portão de embarque para outro vôo, eu sairei do Rio de Janeiro com destino a Copenhague mas a conexão é em Zurique,aí gostaria de saber se é difícil de ficar procurando a imigração e depois o embarque.Tenho que ir de trem dentro do aeroporto para o portão de embarque? Gostaria que você tirasse as minhas dúvidas, obrigada.

    • Olá, Selma! Então, a imigração foi tranquila. Lá dentro tudo depende do seu portão de chegada e saída, mas eu achei tudo rápido.

  5. Boa tarde, sou RIB PRETO SP, estou pensando em passar as férias de Fevereiro na Europa, qual site vocês procuram passagens aereas? E seguro viagem/saude é por agencia né? Eu estava vendo passagens pela CVC, tava pensando em ir para LISBOA pois nao flo ingles, e passar pela imigração de lá .. agora que vi que é pela conexão que se faz a emigração, poxa minha conexão é em Zurique .. nem falo ingles como farei essa imigração?

    Ou em chegar pela Italia, da para entender um pouco a lingua rs ..

    help me

    • Oi, Simone! Geralmente eu fico de olho nas passagens promocionais anunciadas nos Melhores Destinos e depois vou direto no site da companhia aérea comprar (para não pagar as taxas do submarino viagens). Não se preocupe em não saber falar a língua, eles têm pessoas para lhe atender (às vezes em espanhol, mas ajuda). A questão é ter toda a documentação prontinha e impressa, principalmente ticket de volta, endereço do hotel onde ficará hospedada etc. A maior preocupação deles é sempre comprovar que você não ficará na Europa mais de 3 meses. bjos e boa viagem!

  6. Olá, estamos com uma conexão de 10 horas em Zurique, no dia 25 de outubro. Você sabe me dizer se chove muito? calçados normais que viajamos suportam o clima dessa época? digo, chuva e frio? Alguma dica especial para quem vai fazer essa conexão e ainda ter que seguir viajem? Grata

    • Olá, sol! Sapatos confortáveis geralmente são suficentes, com meias grossas. Para saber o clima é melhor fazer uma busca no google, muda bastante. Um abraço

  7. Olá! Você sabe se é tranquilo dormir no aeroporto de Zurique? Meu voo não vai ser cedo, mas não queria gastar com hotel…Os seguranças não encrencam??
    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: